[DICA]Como aumentar a segurança no seu telefone(SmartPhone)

Para aonde nos viramos hoje fala-se muito em quebras de segurança a nível dos dispositivos móveis (Smartphones e Tablets). Os maiores fabricantes de Sistemas Operativos do momento (Apple e Android) têm sido alvos das vulnerabilidades dos seus sistemas.

Até ao momento (no meu conhecimento) não há Sistemas 100% seguros e o Malware nos dispositivos móveis tem aumentado em muito nos últimos anos. De malware que usa backdoor’s para roubar informação pessoal a Ransomware que bloqueia o dispositivo até que um pagamento seja feito.

Cada vez mais utilizadores usam os telefones como via principal para ficar Online, seja para usar na banca online, o uso de programas de GPS, aceder as redes sociais.

Outros factores contribuem em grande para tornar a segurança dos dispositivos móveis fraca, não está no top, mas o facto de facilmente poderem ser perdidos, roubados ou esquecidos em algum lugar, torna mais fácil o acesso à informação lá guardada.

Para tal algumas dicas fáceis para fazer no seu dispositivo:

  1. Bloqueie o seu telefone com password ou impressão digital
  2. Se não for algo padrão considere encriptar os dados
  3. Configurar o limpeza remota. Se perder o telefone ou for roubado pode configurar para limpar o mesmo remotamente.
  4. Faça a salvaguarda dos seus dados no telefone. Use a cloud se o seu dispositivo tiver a opção para a fazer de forma automática e encripte. Caso contrario considere usar o seu PC ou MAC para o efeito e faça de forma regular.
  5. Evite Apps que não venha na sua loja, no caso do Iphone não há muita opções mas para utilizadores de Android, evite ao máximo.
  6. Evite fazer Jailbreak do seu Iphone ou rooting do seu Android. Os processos são diferentes mas a finalidade é praticamente a mesma que é ultrapassar as intenções do fabricante incluindo protocolos de segurança.
  7. Actualize o Sistema Operativo com frequência. Se a mensagem surgir, não ignore, carregue o telefone, liberte espaço e instale logo de seguida.
  8. Fique atento aos esquemas de engenharia social. SMS falsos, links duvidos de promoções ou do seu Banco.
  9. Use Wi-Fi públicas com muito cuidado. Ok não quer gastar os seus dados, mas as redes públicas são extremamente inseguras. Evite fazer transações bancárias e transmitir dados pessoais enquanto conectado às mesmas.
  10. Use um anti-malware. Existem vários no mercado.

Se estiver a ler este artigo, seja pro-activo, torne a cyber segurança num hábito do seu dia-a-dia.

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário