,

Como Enviar Emails via Telnet

Como Enviar Emails via Telnet como teste.

Este é um dos truques essenciais para resolução de problemas que um administrador do Exchange (ou outra solução de serviço de Emails)precisa saber, o envio de um e-mail utilizando o Telnet a partir da linha de comando.

Para praticamente qualquer cenário onde você quer testar rapidamente SMTP este método é muito útil.

Nota: esta técnica requer que o cliente Telnet esteja no computador que está executando o teste. Há necessidade de instalá-lo em primeiro lugar. Ser membro do grupo Administradores local, ou equivalente, é o mínimo necessário para concluir este procedimento.

 

Dica:Os comandos no cliente Telnet não são sensíveis às maisuculas. Os verbos de comando SMTP são capitalizados para maior clareza. Não é possível usar a usar a tecla de retrocesso (Backspace) na sessão Telnet depois de se conectar ao servidor SMTP. Se cometer algum erro ao digitar um comando SMTP, vai precisa pressionar Enter, e digitar o comando novamente. Comandos de SMTP não reconhecido ou erros de sintaxe podem resultar em uma mensagem de erro parecida com esta:

500 5.3.3 Unrecognized command

 

Passo1: Instalar Telnet

Windows Vista, Windows 7

Passo 2: (Opcional) Encontre o endereço FQDN ou IP do servidor SMTP de destino

Passo 3: Use Telnet na porta 25 para testar a comunicação SMTP

Os dados usados aqui são fictícios e têm como intuito entender o conceito. Aconselho a usar dados reais para obter dados fiáveis.

Sessão do Telnet

Passo 4: mensagens de êxito e de erro na sessão Telnet

Ao fazer os testes, muitas respostas iremos receber do Servidor. Para uma lista mais exaustiva clique aqui para outros SMTP status codes.

Comando OPEN
Comando EHLO
Comando MAIL FROM
Comando RCPT

Agora com o entendimento básico de como funciona, faça os testes da sua infraestrutura.

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário